Boa Noite! Domingo, 24 de Junho de 2018.
 Home

   

Rosário de Advento

01/01/2005
Indicações:

· Ambiente: Capela
· Símbolo: Uma “coroa de advento” com 4 velas os quais deverão ser ascendidas ao início de cada uma das primeiras quatro meditações; na quinta meditação se acenderá a vela da Virgem. A coroa se coloca aos pés da imagem da Virgem

Materiais:

- Imagem da Virgem
- Coroa de advento com suas 4 velas
- Vela azul (para a Virgem)
- Cancioneiros


--------------------------------------------------------------------------------

T: O Pai, o Filho e o Espírito Santo...

MONIÇÃO INICIAL:

Em comunhão com toda a Igreja celebramos o tempo litúrgico de Advento. Neste tempo vamos nos preparar para celebrar o Natal, como comemoração da primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e, de uma vez, mediante esta celebração, nossa fé se dirige à segunda vinda, já gloriosa e definitiva ao final dos tempos, do Senhor Jesus.

É um tempo Mariano por excelência já que nossa Mãe aparece cooperando ativamente no mistério da Reconciliação preparando o nascimento do Messias. É por isso que, em sua presença e companhia, vivemos este tempo de espera e de conversão.

Iniciemos este Santo Rosário cantando “Esperando”.

PRIMEIRA MEDITAÇÃO:

TEMPO DE ESPERA E CONVERSÃO

O tempo de Advento é um tempo de espera ativa em busca do encontro definitivo com o Senhor Jesus. Espera ativa que implica ter desejos de trocar, de preparar-se; é por isso que neste tempo estamos chamados à exigência radical, à conversão, à mudança de vida, a voltar nossos passos ao caminho de Deus: chamados à conversão que deve abranger todo nosso ser e que deve nos levar a trocar nossos pensamentos, sentimentos e ações; as pondo em concordância com a maneira de pensar, sentir e atuar do Jesus.

SEGUNDA MEDITAÇÃO:

A ORAÇÃO

O Advento é tempo de aproximação sincera ao Senhor, que está por vir e que por sua vez já está entre nós. Mas não podemos nos aproximar dEle mas sim o buscamos, mas sim estamos em constante tensão por nos colocarmos em sua presença. A oração, pessoal e comunitária, constitui um meio eficaz de busca para um encontro real com o Senhor Jesus; mediante a escuta atenta, a meditação e a interiorização de sua Palavra, o que deve constituir-se em uma exigência e necessidade neste tempo de espera.

TERCEIRA MEDITAÇÃO:

A PENITÊNCIA

Deus nos envia um Salvador, seu próprio Filho. Mas estamos realmente preparados para acolhê-lo e recebê-lo em toda sua dimensão? Façamos muito bem nossa parte, por assumir, sem levar em conta, durante este tempo de espera, todos os sofrimentos, problemas e dores que encontramos em nosso caminho de santidade procurando nos colocar de forma concreta, na Cruz do Senhor, vivendo estas dificuldades em sentido oblativo, de sacrifício e entrega; mediante a penitência, meio necessário de preparação e espera para um encontro definitivo com o Senhor Jesus.

QUARTA MEDITAÇÃO:

A CARIDADE

A caridade nos apresenta como um excelente meio de espera e conversão no tempo de Advento; já que só através de nossa comunhão de amor com o Senhor, estaremos em condições de amar realmente a nossos irmãos e de praticar a verdadeira caridade com eles. A caridade deve nos conduzir durante este tempo expressá-la concretamente através da atenção aos mais pobres e necessitados, procurando sua promoção integral e radicalizando nossa obrigação de sermos “guardiões do irmão” nos preocupando em colaborar com ele para aliviar suas necessidades e problemas. (Sugere-se cantar a primeira Ave Maria).

QUINTA MEDITAÇÃO:

MARIA NOS EDUCA NA ESPERA

Maria, com seu “Fiat” aceita ser a Mãe de Deus e ao fazê-lo dirige todo seu esforço por cumprir a completamente tal missão e espera ansiosa aquele momento de máxima felicidade, como é o nascimento do Senhor Jesus; mas esta espera da Mãe não é uma espera passiva, mas sim pelo contrário é uma espera ativa, demonstrada nas ações da Santa Maria durante a visita a sua prima Isabel.

Reflitamos sobre nossa atitude de espera da chegada de Jesus e nos deixemos educar por Maria na espera paciente e ativa. Cantamos MÃE NOSSA.(Sugere-se acender a vela da Virgem).

MONIÇÃO FINAL

Neste tempo de Advento como cristãos comprometidos estamos chamados a viver em atitude de tensão e busca da presença do Senhor Jesus e em espera de seu retorno definitivo. Peçamos a Santa Maria que nos ensine a esperar com sua mesma fé. Terminemos rezando A Salve Rainha.

 

 Voltar