Boa Tarde! Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018.

O Papa

02/01/2005
O título de Papa é um termo bastante atual que é utilizado para denotar o Bispo de Roma, que, em virtude de sua posição como sucessor de Pedro, é o Chefe máximo da Igreja Católica, o Vicário de Cristo na terra.

Existem também outras denominações que leva o Bispo de Roma: ele é o Arcebispo da província de Roma, Primado da Itália e das ilhas adjacentes e absoluto Patriarca da Igreja ocidental.

Os quatro capítulos da constituição "Pastor Aeternus", do Primeiro Concílio Vaticano, enfrentou respectivamente o ofício da suprema cabeça conferida a São Pedro, a dizer: a perpetuidade desse ofício na pessoa do Pontífice Romano, a jurisdição do Papa e sua Suprema autoridade para definir todas as perguntas e dúvidas sobre a fé e a moral.