02/01/2005 Tão distante como o século quarto se celebrava uma festa em memória dos Santos
Pedro e Paulo no mesmo dia, ainda que o dia não fosse o mesmo no Oriente e em
Roma. O Martirológio Sírio de finais do século quarto, que é um extrato e um
Catálogo Grego de santos da Ásia Menor, indica as seguintes festas em conexão
com o Natal (25 de dezembro): 26 de dezembro Santo Estêvão, 27 de dezembro São
Tiago e São João; 28 de dezembro São Pedro e São Paulo.
A festa principal dos Santos Pedro e Paulo foi mantida em Roma em 29 de junho
desde o século terceiro ou quarto. A lista de festas de mártires no Cronógrafo
de Filócalo coloca esta nota na data - "III. Kal. Jul. Petri in Catacumbas et
Pauli Ostiense Tusco et Basso Cose". (= o ano 258). O "Martyrologium
Hieronyminanum" tem, no Berne MS., a seguinte nota para o dia 29 de junho: "Romae
via Aurelia natale sanctorum Apostolorum Petri et Pauli, Petri in Vaticano,
Paulo in via Ostiensi utrumque in catacumbas, passi sub Nerone, Basso et Tusco
consulibus" (ed. De Rossi - Duchesne, 84).
A data 258 nas notas revela que a partir desse ano se celebrava a memória dos
dois Apóstolos em 29 de junho na Via Apia ad Catacumbas (perto de São Sebastião
fuori le mura), pois nesta data os restos dos Apóstolos foram trasladados para o
local descrito acima. Mais tarde, talvez com a construção da Igreja sobre as
tumbas no Vaticano e na Via Ostiensi, os restos foram restituídos a seu anterior
descanso: os de Pedro na Basílica Vaticana e os de Paulo na Igreja na Via
Ostiensi.
No local Ad Catacumbas foi construído, tão longínquo como no século IV, uma
igreja em honra aos dois Apóstolos. Desde o ano 258 guardou-se a festa principal
em 29 de junho, data em que desde tempos antigos celebrava-se os Serviço Divino
solene nas três igrejas acima mencionadas (Duchesne, "Origenes du culte Chretien",
5o ed., Paris, 1909, 271s, 283s, Urbano, "Ein Martyrologium der christl.
Gemeinde zu Rom an Anfang des 5. Jahrh", Leipzig, 1901, 169s; Kellner, "Heortologie",
3o ed., Freiburg, 1911, 210s.). A lenda procurou explicar que os Apóstolos
ocupassem temporariamente o sepulcro Ad Catacumbas mediante a suposição que, em
seguida da morte deles os Cristãos o Oriente desejassem roubar seus restos e
levá-los para o Leste. Toda esta história é, evidentemente, produto da lenda
popular.
Uma terceira festividade dos Apóstolos tem lugar em 1 de agosto: a festa das
Correntes de São Pedro. Esta festa era originalmente a de dedicação da igreja do
Apóstolo, erigida na Colina Esquilina no século IV. Um sacerdote titular da
Igreja, Filipo, foi delegado papal ao Concílio de Éfeso no ano 431. A igreja foi
reconstruída por Sixto II (432) às custas da família imperial Bizantina. A
consagração solene pode ter sido em 1o de agosto, ou este foi o dia da dedicação
da igreja anterior. Talvez este dia foi escolhido para substituir as festas
pagãs que se realizavam em 1o de agosto. Nesta igreja, ainda de pé (S. Pedro em
Vincoli), provavelmente se preservaram desde o século quarto das correntes de
São Pedro que eram muito grandemente veneradas, sendo considerados como
relíquias apreciadas os pequenos pedaços de seu metal.
De tal modo, a igreja desde muito antigamente recebeu o nome in Vinculis,
convertendo-se a festa de 1o de agosto na festas das correntes de São Pedro (Duchesne,
op. Cit. , 286s; Kellner, loc, cit., 216s.). A memória de ambos Pedro e Paulo
foi mais tarde relacionada com os lugares da antiga Roma: a Via Sacra, nas
proximidades do Foro, onde se dizia que foi atirado ao solo o mago Simão diante
da oração de Pedro e a cárcere de Tullianum, ou Cárcere Mamertinus, onde se
supõe que foram mantidos aos Apóstolos até sua execução.
Também em ambos lugares foram erigidos santuários dos Apóstolos e da cárcere
Mamertina ainda permanece em quase seu estados original desde a longínqua época
Romana. Estas comemorações locais dos Apóstolos estão baseadas em lendas e não
há celebrações especiais nas duas igrejas. Entretanto, não é impossível que
Pedro e Paulo tenham sido confinados na prisão principal de Roma na fonte do
Capitólio, da qual fica como um resto a atual Cárcere Mamertinus.
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