Bom Dia! Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018.

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

02/01/2005
A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, desde que foi achada pelos pescadores nas águas do Rio Paraíba, em outubro de 1717, peregrinou pelas casas de várias famílias, até ser levada ao altar da igreja construída no alto do Morro dos Coqueiros, em 1745. Nesse altar, ela permaneceu durante 237 anos, recebendo a devoção e homenagens dos fiéis vindos de todo o Brasil. Em 3 de outubro de 1982, a pequena Imagem foi solenemente levada para seu novo templo, construído no Morro das Pitas, sagrado no dia 4 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II.

O relato do encontro diz que Felipe Pedroso conservou a imagem em sua casa.
Foi nessa casa, junto do ribeirão do Sá, que Filipe Pedroso construiu o primeiro oratório para a Virgem Aparecida. Em 1723, quando o pescador mudou-se para Ponte Alta, levou consigo a imagem e ali erguei um novo altar, foi a partir daí que os devotos começaram a chamá-la Nossa Senhora Aparecida.

Felipe Pedroso retorna com a família para o Porto Itaguaçu, no ano de 1732 e entrega a imagem a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um oratório para a imagem e convidava a vizinhança para rezar o terço aos sábados. Assim começou a crescer a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Com uma grande procissão realizada no dia 25 de julho de 1745, a convite do Padre José Alves Villela, vigário da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, a imagem da Senhora Aparecida foi levada à sua primeira igreja, construída no alto do Morro dos Coqueiros. No dia seguinte o Padre Villela inaugurou a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

No dia 3 de outubro de 1982, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi trasladada da Igreja da Basílica Velha, para seu novo templo no Morro das Pitas. Este novo templo, denominado oficialmente Catedral-Basílica de Aparecida, é conhecido pelos romeiros como Basílica Nova, foi construído em 11 de novembro de 1955 e consagrado pelo Papa João Paulo II em 4 de julho de 1980.