Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.
 Home

   

Liturgia de Natal

02/01/2005
Depois da missa do Galo, onde se celebra o nascimento de Jesus Cristo, algumas famílias em suas casas se reúnem para recordar este acontecimento. Alguns momentos antes da ceia de Natal e de abrir os presentes, a família se reúne para meditar a razão pela qual estão reunidos. Abaixo se encontra um esquema para fazer esta reflexão. Em geral quem dirige esta reflexão é a cabeça da família; a Coroa de Advento deve estar com as quatro velas acesas e no centro da coroa deve ter uma quinta vela de cor branca (apagada). O esquema abaixo pode variar; o importante é recordar a todos presentes que Cristo nasceu.

1. INÍCIO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.(pode ser cantado por todos um canto de Natal antes das Boas- Vindas)

2. BOAS-VINDAS

Irmãos, hoje nos reunimos aqui para manifestar alegremente que Jesus, nosso Deus e Salvador, nasceu. Alegremo-nos porque com a chegada de Jesus nossos pecados serão perdoados e a morte vencida. Que o amor do Pai, o nascimento do Filho e a graça do Espírito Santo estejam convosco,

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

3. PERDÃO

Ao aprofundar no nascimento do Menino Jesus, contemplamos com espanto o imenso amor que Deus tem por nós, fazendo com que seu próprio Filho venha ao mundo fazendo-se homem como nós no seio de Maria Santíssima. Este milagre de amor de levar-nos a olhar nosso interior e perguntarmo-nos: como respondemos a Deus frente a tudo o que Ele fez por nós?; o Senhor ocupa um lugar importante em nossas vidas?; vivemos a caridade com as pessoas a nossa volta?; vivemos a caridade com os mais necessitados? Com verdadeira esperança peçamos perdão a Deus.

(Faz-se um momento de silêncio)


Todos:
Confesso a Deus todo-poderoso
E a vós, irmãos (e irmãs),
Que pequei muitas vezes
Por pensamentos e palavras,
Atos e omissões
Por minha culpa, minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria,
Aos anjos e santos,
E a vós, irmãos (e irmãs),
Que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

4. LITURGIA DO EVANGELHO

Escutemos agora a palavra de Deus:

Leitura do Evangelho segundo São Lucas 2,1-4

Ao terminar todos dizem: Glória a Vós Senhor

Senhor assim como acendemos esta luz para recordar que estás no meio de nós, o Senhor que é a Luz do mundo incendeie nossas vidas.
(se acende a vela)
Em seguida os que quiserem podem fazer uma breve reflexão sobre a leitura. Falando sobre a própria experiência frente o Nascimento de Cristo no próprio coração.

5. ORAÇÃO

Agora nos unamos em oração pedindo à Deus que reine para sempre em nossas famílias. Respondemos: Escuta-nos Senhor

- Escuta-nos Senhor

Pela Igreja, para que com Sua chegada renove sua missão de levar esta Boa Nova a todos aqueles que ainda não te conhecem.

- Escuta-nos Senhor

Para que Sua chegada inspire mais vocações ao serviço de Sua Igreja. Pelo Papa, os bispos, os sacerdotes, os religiosos e os consagrados, para que se mantenham fiéis em seu serviço.

- Escuta-nos Senhor

Por aqueles que sofrem, aqueles que hoje não tem um teto, comida, estão doentes, vivem em meio a guerra, ajude-os e dê consolo. Faz-nos mais generosos para atender as necessidades dos que nos rodeiam.

- Escuta-nos Senhor

Pela família, para que esta Igreja doméstica se una em torno ao Senhor, se mantenha firme em seu amor. Faça com que cresça e se multiplique. Concede para todas as família se reunirem de novo para recordar sua chegada neste mundo.

- Escuta-nos Senhor

Para que sejamos sempre agradecidos por este mistério de amor e reconciliação e que nosso agradecimento se manifeste na alegria e no amor a Deus e aos demais.

- Escuta-nos Senhor

(pode-se fazer preces livres)

6. GLÓRIA

Unindo-nos com os anjos e pastores repitamos:

(enquanto reza-se o glória, alguém da família, pode ser o menor, pega a imagem do Menino Jesus passa por todos para que todos o beijem, recordando a adoração dos pastores a Jesus,
nosso Deus, em Belém.)

Gloria a Deus nas alturas,
E paz na terra aos homens
Por ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso:
Nós vos louvamos,
Nós vos bendizemos,
Nós vos adoramos,
Nós vos glorificamos,
Nós vos damos graças
Por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo,
Filho unigênito.
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais os pecados do
Mundo, tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do
Mundo, acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
Tende piedade de nós.
Só vós sois o Santo.
Só vós o Senhor.
Só vós o altíssimo, Jesus Cristo.
Com o Espírito Santo,
Na glória de Deus Pai.
Amém.


(Ao terminar coloca-se o menino Jesus no presépio, enquanto os outros cantam uma música de Natal)

7. DESPEDIDA

Irmãos, que a luz de Cristo brilhe por sempre em nossas vidas. Feliz Natal!

 

 Voltar