Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.
 Home

   

O Santo Rosário | Mistérios Gozosos | Mistérios Dolorosos | Mistérios Luminosos | Mistérios Gloriosos

MISTÉRIOS GOZOSOS

 

1° - A ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA
 
 

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava , disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, porém, acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim". Maria, porém, disse ao Anjo:"Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum? "O Anjo lhe respondeu:"O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível". Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o Anjo a deixou. (Lucas - 1, 26-38)

Ó Maria, com o teu 'sim' abristes os caminhos do paraíso, ajudastes o Divino querer do Pai. Serás bendita eternamente: a tua intercessão é escutada nos céus, porque aceitastes o plano de Deus. Rogamos, a fim que, também nós, saibamos dizer o nosso 'sim' ao Pai, em qualquer momento que nos pedir. Maria, ajude-nos a sermos humildes e obedientes à vontade de Deus.

 

 Pai Nosso  Ave Maria    Glória ao Pai  Jaculatória



2° - A VISITA DE SANTÍSSIMA À SUA PRIMA SANTA ISABEL
  

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.Com um grande grito exclamou:"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Donde vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!" Maria então disse:"Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo..." ( Lucas - 1, 39-49)

Maria vai levar a sua ajuda à prima Isabel: leve Deus ao seu próximo, o Amor aos irmãos. Senhor, faça que também nós, como Maria, possamos levar Cristo aos irmãos em espera. Peçamos a Maria o dom de uma caridade ardente.

 

  

 Pai Nosso  Ave Maria    Glória ao Pai  Jaculatória

 



3° - O NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO EM BELÉM
 

Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia para eles um lugar na sala. Na mesma região havia uns pastores que estavam nos campos e que durante as vigílias da noite montavam guarda a seu rebanho. O Anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor envolveu-os de luz; e ficaram tomados de grande temor. O Anjo, porém, disse-lhes: "Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura". ( Lucas - 2, 6-12)

Jesus colocado na manjedoura é adorado por Maria, José e os pastores. Adoremos também nós o Cristo, o Filho de Deus, no silêncio da nossa alma e no fundo do nosso coração. Peçamos a Maria que nos faça servos fiéis do Senhor e nos dê a pobreza de espírito.

 

 

 Pai Nosso  Ave Maria    Glória ao Pai  Jaculatória

 



4° - A APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO
 
 

Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: 'Todo macho que abre o útero será consagrado ao Senhor', e para oferecer em sacrifício como vem escrito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. E havia em Jerusalém um homem chamado Simeão que era justo e piedoso; ele esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito ele veio ao Templo,e quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir as prescrições da Lei a seu respeito, ele o tomou nos braços e bendisse a Deus, dizendo: "Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo tua palavra; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações, e glória de teu povo, Israel". Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que diziam dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, a mãe: "Eis que este menino foi colocado para a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição - e a ti, uma espada traspassará tua alma! - para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações". (Lucas - 2, 22-35)

É necessário estar bem atento à voz de Deus, para discernir o seu chamado e acolher a missão que Ele nos confia. Depois da profecia de Simeão, Maria traz no coração a ferida da dor, mas, em silêncio aceita a vontade do seu Pai.

 

 

 Pai Nosso  Ave Maria    Glória ao Pai  Jaculatória

 



5° - O REENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO
 

Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa do Páscoa. Quando o menino completou doze anos, segundo o costume, subiram para a festa. Terminados os dias, eles voltaram, mas o menino ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia, e puseram-se a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. E não o encontrando, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, eles o encontraram no Templo, sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os; e todos os que o ouviam ficavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas. Ao vê-lo, ficaram surpresos, e sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos". Ele respondeu: "Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?". Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes dissera. Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. ( Lucas - 2 ,41-51)

Consideremos quantas vezes, também nós, nos afastamos de Jesus; daquele Jesus que com tanto amor desceu à terra por nós. Meditemos como nas dificuldades da vida a única salvação é encontrar Jesus, é retornar a Ele e nunca separar-se do Seu Amor.

 

 

 Pai Nosso  Ave Maria    Glória ao Pai  Jaculatória

 Voltar