Bom Dia! Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018.
 Home

   

O SANTO ROSÁRIO - COMO REZAR

Uma das maiores armas do Católico é o Rosário, é o nosso escudo contra as tentações e ciladas do demônio. O Inimigo odeia quando rezamos o Santo Rosário ou a quarta parte do Rosário, pois a cada Ave-Maria que rezamos, estamos convidando Maria Santíssima, Rainha dos Anjos a interceder por nós, junto a seu filho Jesus. Maria esmaga a cabeça do Dragão, que é a antiga serpente maldita, com a ajuda e intercessão dos santos anjos e arcanjos de Deus, expulsa e derrota o demônio e seus anjos malignos. E isto também nos lembra que há anjos bons (os anjos de Deus), e anjos malignos (os demônios), então cuidado com a “enxurrada” de imagens de anjinhos com nomes e rostinhos bonitinhos, anjos com nome, o Senhor somente nos revelou três: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, os outros não são anjos. A oração predileta de Sua Santidade, o Papa João Paulo II é o Rosário e ele nos convida a rezá-lo também.

 

Por isso e por tudo, rezemos o Rosário ou a quarta parte do Rosário como Maria nos pede, todos os dias, para que as Graças do Céu se derramem sobre nós.

 

Os mistérios do Rosário são:


MISTÉRIOS GOZOSOS

MISTÉRIOS LUMINOSOS

MISTÉRIOS DOLOROSOS

MISTÉRIOS GLORIOSOS


É uma Oração Bíblica: O Pai-Nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria, na primeira parte, é a saudação que lemos no Evangelho àquela que seria escolhida para ser a Mãe de Deus (Lc 1,28-42). O Terço repete as palavras do Evangelho. Quando o rezamos, realizamos a profecia de Maria no Magnificat: "Todas as gerações me chamarão de bendita" (Lc 1,48). Bendita sois vós entre as mulheres.

 Cristo está no Centro do Terço: O mais importante não é prestar atenção nas palavras. Elas apenas ajudam a mente a concentrar-se nos momentos da vida de Cristo. Nasce. Cresce. Anuncia o Reino. Realiza a vontade do Pai. Sofre a Paixão. Vence a morte. Vive. São os mistérios da vida de Jesus. São os mistérios do Terço.

 Rezar com a Igreja: Rezar o Terço é estar sintonizado com a oração de toda a Igreja. Não é oração individualista. Não é alienante. O terço faz a gente sentir a Igreja.

 Maravilhosa terapia: Se você vive cansado, se você está com insônia, se procura auxílio de calmantes, tente rezar o Terço. Ele não é tóxico e produz um efeito maravilhoso. O Terço é fonte de bênçãos e de graças. Tente e você mesmo descobrirá.

 Simples e profundo: Até as crianças podem rezar o Terço e colher seus frutos. É uma oração simples. Parece que surgiu no meio do povo mais humilde. O Terço é uma oração profunda.

 Escola de Oração: Precisamos aprender a rezar. Conheço muitas pessoas que não sabiam como se chegar a Deus. O Terço foi uma verdadeira escola.

Atual: Cada dia se fala de meditação. Nosso mundo agitado está começando a dar sinais de cansaço. Cresce o interesse pelos métodos orientais de oração. O Terço é de inspiração oriental. ...E é cristão. Por que não ensiná-lo às novas gerações?

Oração Libertadora: O Terço liberta porque nos põe em íntimo diálogo com o Libertador. Maria canta: "Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes" (Lc 1,52-53). Entre um mistério e outro repetimos: "Jesus, socorrei principalmente os que mais precisarem". É a oração preferencial pelos pobres presente no terço.

Popular: Na cidade, ou no campo - religiosos, leigos, bispos, padres, até o Papa - todos têm uma simpatia especial pelo Terço. Não é a oração oficial da Igreja. Mas sempre foi rezado por toda a Igreja, principalmente pelo povo simples que encontra nele uma maneira prática de estar com Deus.

Oração cinematográfica: Enquanto repetimos as palavras, a imaginação vai criando em nossa mente o filme da vida de Cristo. Este modo de rezar é conhecido por "contemplação".

ORAÇÕES DO ROSÁRIO

 

Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Vinde, Espírito Santo 
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. 
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por N.S.J.C.

 

Oferecimento do Terço 
Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

 

Creio em Deus 
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém. 

 

Pai-Nosso 
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria 
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai 
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória 

Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Agradecimento do Terço 
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha....

Salve Rainha 
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Obs.: Para rezar o Santo Rosário, basta rezar os 4 mistérios - Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos, ou seja, você irá contemplar os 20 Mistérios ao invés de apenas 5.

 Voltar