Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.

Sueli Degasperi Bertoletti
sudebe@hotmail.com
25/12/2005 - Tema: Catequese

EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE

Muitas vezes confundimos EVANGELIZAÇÃO com CATEQUESE, mas são duas coisas completamente diferentes, por isso não podemos misturar os conceitos, dando um pelo outro. Vejamos um pouco o que significa cada um desses conceitos.

Evangelizar é:

- ANUNCIAR JESUS CRISTO, vitorioso sobre a morte;

- Colocar-se a SERVIÇO DO REINO DE DEUS, como libertação de todos e de cada um.

- PROCLAMANDO A PALAVRA DE DEUS como fonte iluminadora e descrevendo o Evangelho com a vida..

- PROMOVENDO A JUSTIÇA na sociedade;

- Descobrindo e reconhecendo SINAIS DA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO;

Podemos ver os Apóstolos evangelizando nos primeiros tempos (At 2, l4-36;3,l2-26;7,l-54etc).EVANGELIZAR IMPLICA ANUNCIAR A MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS, MOSTRANDO O QUANTO DEUS NOS AMA E O QUE ELE FEZ E FAZ DE CONCRETO PARA A NOSSA SALVAÇÃO. Ele quer que ela aconteça de maneira integral: corpo, relacionamentos pessoais e sociais, psicologia, afetividade, inteligência, espiritualidade. Implica, portanto, fazer uma EXPERIÊNCIA DA FÉ EM JESUS CRISTO, DO AMOR DE DEUS PAI E DA AÇÃO FORTE E SANTIFICADORA DO ESPIRITO. TUDO ISSO NOS LEVA A UMA VIVÊNCIA EM COMUNIDADE QUE É FERMENTO DA SOCIEDADE DO SEU TEMPO.E AO CELEBRAR A FÉ, APERITIVO DA FRATERNIDADE E DA FESTA QUE SERÁ ETERNA.

CATEQUESE IMPLICA FAZER CRESCER DE FORMA FORTE E ESCLARECIDA, COM BASE NA BIBLIA, A FÉ JÁ SUSCITADA NA EVANGELIZAÇÃO. CATEQUESE É FAZER ECOAR A PALAVRA, SOM DE DEUS, PARA QUE SE FORTIFIQUE, MULTIPLIQUE E CRESÇA SEMPRE MAIS NA VIDA DO CRISTÃO. De forma que só pode fazer uma catequese bem feita quem já sentiu e fez A EXPERIÊNCIA DA EVANGELIZAÇÃO. ESTE É O CAMINHO NORMAL.

O CHATO É QUE MUITOS CRISTÃOS SÃO CATEQUIZADOS SEM TER FÉ OU SEM FEITO UMA EXPERIÊNCIA DO AMOR FIEL DE DEUS. Por muitos problemas e percalços históricos, a Igreja acabou catequizando e dando os sacramentos sem a devida evangelização. Isso especialmente nesse continente latino-americano. O que acabou gerando um problema muito sério: temos católicos (gente batizada, primeiro-comungada, crismada, casada, etc) que não são comprometidos com Cristo. Gente que, embora tenha os sacramentos, NÃO TEM COMPROMISSO NENHUM COM JESUS, COM SEU EVANGELHO, COM SUA IGREJA, E COM A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE. O QUE É MUITO GRAVE!

Veja outras matérias de Sueli Degasperi Bertoletti...
25/12/2005 - Catequese - CATEQUESE: PREPARAÇÃO PARA SEGUIR JESUS
DA CATEQUESE-ESCOLA PARA A CATEQUESE-PARTILHA
EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE
CRISTO É O CENTRO DA CATEQUESE
08/09/2005 - Catequese -
CATEQUESE RENOVADA
07/08/2005 - Catequese -
COMO FAZER CATEQUESE
28/06/2005 - Catequese -
O QUE É FÉ?
13/06/2005 - Catequese -
O QUE É CATEQUESE ?
19/05/2005 - Catequese -
CATEQUESE: UMA DIMENSÃO, NÃO APENAS UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA
05/05/2005 - Catequese -
CATEQUISTA, SINAL DE ESPERANÇA !!!!