Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.
 Home

   


Sueli Degasperi Bertoletti
sudebe@hotmail.com
25/12/2005 - Tema: Catequese

Visualizações desta matéria: 60
Comente ou veja os comentários desta matéria (0)


CRISTO É O CENTRO DA CATEQUESE


“No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa:a de Jesus de Nazaré,Filho Único do,Pai... que sofreu e morreu por nós, e ressuscitado, vive conosco para sempre...Catequizar...é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que Nela se realiza. E procurar aprender o significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais realizados por Ele.

A finalidade definitiva da catequese é ” LEVAR À COMUNHÃO COM JESUS CRISTO:SÓ ELE PODE CONDUZIR AO AMOR DO PAI NO ESPÍRITO SANTO E FAZER-NOS PARTICIPAR DA VIDA DA SANTÍSSIMA TRINDADE”
“Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus , que é ensinado – todo resto –está em relação com Ele, e SOMENTE CRISTO ENSINA;TODO OUTRO QUE ENSINE, FÁ-LO NA MEDIDA EM QUE É PORTA-VOZ, PERMITINDO A CRISTO ENSINAR POR SUA BOCA ...TODO CATEQUISTA DEVERIA APLICAR A SI MESMOA MISTERIOSA PALAVRA DE CRISTO:MINHA DOUTRINA NÃO É MINHA, MAS DAQUELE QUE ME ENVIOU”(Jo 7,16)

Aquele que é chamado a “ensinar o Cristo ”deve, portanto, procura primeiro” este ganho “supereminente que é o conhecimento de Cristo”; é preciso “aceitar perder tudo... a fim de ganhar Cristo e ser achado Nele”, e “conhecer o poder de sua Ressurreição e participação em seus sofrimentos, conformando-me com Ele em sua Morte, para ver se alcanço a ressurreição entre os mortos”( Fl 3,8-11)

É desse conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de“ evangelizar” e de levar outros ao “SIM” da fé em Jesus Cristo..Mas ao mesmo tempo se faz sentir a necessidade de conhecer cada vez mais e melhor esta fé. Para este fim, segundo a ordem do Símbolo da fé, primeiro são apresentados os principais títulos de Jesus: CRISTO, O FILHO DE DEUS, O SENHOR (artigo 2: Creio em Jesus Cristo, seu Único Filho, Nosso Senhor...).Em seguida , o Símbolo confessa os principais Mistérios da vida de Cristo: OS DE SUA ENCARNAÇÃO (artigo 3:...foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria... ), os de SUA PÁSCOA(artigos 4 e 5: ressuscitou ao terceiro dia..) e, finalmente OS DE SUA GLORIFICAÇÃO (artigos 6 e7:..subiu aos céus, onde está sentado á direita de Deus Pai Todo Poderoso...).
 

(CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA 426-429)
 


Veja outras matérias de Sueli Degasperi Bertoletti...
25/12/2005 - Catequese - CATEQUESE: PREPARAÇÃO PARA SEGUIR JESUS
25/12/2005 - Catequese -
DA CATEQUESE-ESCOLA PARA A CATEQUESE-PARTILHA
25/12/2005 - Catequese -
EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE
25/12/2005 - Catequese -
CRISTO É O CENTRO DA CATEQUESE
08/09/2005 - Catequese -
CATEQUESE RENOVADA
07/08/2005 - Catequese -
COMO FAZER CATEQUESE
28/06/2005 - Catequese -
O QUE É FÉ?
13/06/2005 - Catequese -
O QUE É CATEQUESE ?
19/05/2005 - Catequese -
CATEQUESE: UMA DIMENSÃO, NÃO APENAS UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA
05/05/2005 - Catequese -
CATEQUISTA, SINAL DE ESPERANÇA !!!!

 Voltar