Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.

Sueli Degasperi Bertoletti
sudebe@hotmail.com
08/09/2005 - Tema: Catequese

CATEQUESE RENOVADA

O documento 26 da CNBB, Catequese Renovada, que foi lançado em 1983, não veio trazer novas formas, novos termos, enfim grandes novidades para o anúncio da mensagem evangélica. Ou mesmo, deixar entender que tudo o que se fazia antes estava errado, mas dar um novo sentido.

Este documento foi composto, para nos fazer lembrar, para retomar o que estava esquecido, o que no decorrer do tempo não se deu o devido valor: INTERAÇÃO FÉ-VIDA. "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir,.mas aperfeiçoá-la"(Mt 5,17).

Fazendo a leitura da Catequese Renovada em consonância com os escrito das primeiras comunidades, vamos percebendo que ele quer nos levar às origens da Igreja, quando acontecia uma comunhão de fé, de oração e amor. Vemos também que os primeiros seguidores de Cristo, formavam uma verdadeira Comunidade, que significa um grupo de pessoas UNIDAS (e não só reunidas) por um ideal comum. Este leva as pessoas à luta, ao trabalho, à partilha de sua vida, de sua amizade, de sua fé, dos seus interesses, do seu tempo e de suas posses.

Veja o que diz o trecho de um livro:

Uma grande lei unia-os em Comunidade: ”AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMO”(Jo 15,18).Um só e grande testemunho preocupava a todos:“ NISTO TODOS HAVERÃO DE RECONHECER QUE SOIS MEUS SEGUIDORES, SE REALMENTE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS”( Jo 13,35).Uma grande razão os unia: “ JESUS RESSUSCITADO, sua pessoa e sua mensagem.Um grande ideal os fazia caminhar:” CONSTRUIR O MUNDO NOVO DE AMOR, PAZ, FRATERNIDADE, DESENVOLVIMENTO, o mundo da libertação, o mundo segundo o plano de Deus.” (Fonte: Livro Encontros de Catequese nas Comunidades)

Portanto, Catequese Renovada, não é apenas um jeito novo de “fazer catequese”, ou inventar coisas novas, mas é ACIMA DE TUDO VOLTAR AO NOVO, ASSUMIR NO “HOJE”, OS IDEAIS QUE NORTEAVAM A IGREJA PRIMITVA:”JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM, HOJE E SEMPRE”(Hb 13,8). Ele é o centro da nossa fé.O Deus encarnado, que vem revelar ao ser humano o verdadeiro sentido da vida: abrir-se ao amor e mistério de Seu Criador.

Veja outras matérias de Sueli Degasperi Bertoletti...
25/12/2005 - Catequese - CATEQUESE: PREPARAÇÃO PARA SEGUIR JESUS
DA CATEQUESE-ESCOLA PARA A CATEQUESE-PARTILHA
EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE
CRISTO É O CENTRO DA CATEQUESE
08/09/2005 - Catequese -
CATEQUESE RENOVADA
07/08/2005 - Catequese -
COMO FAZER CATEQUESE
28/06/2005 - Catequese -
O QUE É FÉ?
13/06/2005 - Catequese -
O QUE É CATEQUESE ?
19/05/2005 - Catequese -
CATEQUESE: UMA DIMENSÃO, NÃO APENAS UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA
05/05/2005 - Catequese -
CATEQUISTA, SINAL DE ESPERANÇA !!!!