Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.

Sueli Degasperi Bertoletti
sudebe@hotmail.com
28/06/2005 - Tema: Catequese

O QUE É FÉ?

CRESCER SEMPRE

No artigo anterior falamos que Catequese é processo de educação permanente da fé.

Mas o que é fé?

-Acolher a Palavra, aceitar Deus na própria vida, é dom da fé. Fé é seguir o caminho de Jesus. Fé não é só uma adesão intelectual (...). É opção de vida, uma adesão de toda a pessoa humana a Cristo, a Deus e ao seu projeto para o Mundo(Cr 64).
A aceitação e o seguimento de Jesus são uma opção profundamente pessoal, mas o seguimento realiza-se na comunidade fraterna. Seguir a Jesus é juntar-se fraternalmente aos outros discípulos (CR 65).

A fé cristã é missionária.Quem crê testemunha sua fé, anuncia Jesus, empenha-se na libertação do homem e sente a necessidade de celebrar e adorar a Trindade(66-67)

Surge daí a necessidade da catequese, pois é necessário “fazer ecoar’, inculcar, não deixar cair no esquecimento, pois “a sociedade atual precisa de um tipo de Catequese que, além de uma sólida fundamentação da fé, seja capaz de ajudar o cristão a converter-se e a comprometer-se no seio de uma comunidade cristã para a transformação do mundo”( 19)
Para que isso aconteça, é necessário irmos às fontes inspiradoras da Catequese:

“Deus revelou-se na História da humanidade, gradativamente, por etapas, adotando a linguagem das palavras e dos acontecimentos, comunicando-se a si mesmo, e NÃO UMA DOUTRINA OU LEI( CR35,37;38-44)

Jesus, na sua “pedagogia”,(...) não despreza a história anterior à Revelação, o Antigo Testamento, e também recorre às situações de vida e à experiência das pessoas , educando-as para que reconheçam nelas o apelo de Deus(52).

No tempo dos Apóstolos, catequese e comunidade caminhavam juntas. A catequese introduzia progressivamente na participação da vida cristã dentro da comunidade. A própria vida da comunidade fazia parte do conteúdo da Catequese(7)”.
(Revista Ecoando n. 1- Págs26-27)

Fiquem com Deus querido(as) catequistas.

Veja outras matérias de Sueli Degasperi Bertoletti...
25/12/2005 - Catequese - CATEQUESE: PREPARAÇÃO PARA SEGUIR JESUS
DA CATEQUESE-ESCOLA PARA A CATEQUESE-PARTILHA
EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE
CRISTO É O CENTRO DA CATEQUESE
08/09/2005 - Catequese -
CATEQUESE RENOVADA
07/08/2005 - Catequese -
COMO FAZER CATEQUESE
28/06/2005 - Catequese -
O QUE É FÉ?
13/06/2005 - Catequese -
O QUE É CATEQUESE ?
19/05/2005 - Catequese -
CATEQUESE: UMA DIMENSÃO, NÃO APENAS UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA
05/05/2005 - Catequese -
CATEQUISTA, SINAL DE ESPERANÇA !!!!