Boa Noite! Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018.
 Home

   


Pe. Emerson Correr CSS
vocacional@estigmatinos.com.br
27/03/2005 - Tema: Vocação

Visualizações desta matéria: 150
Comente ou veja os comentários desta matéria (0)


BÍBLIA E VOCAÇÃO (1ª. PARTE)

A Bíblia é uma biblioteca vocacional. A cada página da Sagrada Escritura, a cada livro escrito, manifesta de alguma forma o chamado de Deus para a vida ou para a missão.
Podemos afirmar assim que, a Bíblia - Antigo Testamento e Novo Testamento - é o grande dicionário vocacional.
Para que esta reflexão se torne bastante rica, vamos dividi-la em duas partes. Refletiremos, num primeiro momento sobre a Vocação no Antigo Testamento e, numa segunda parte, vamos aprofundar este tema abordando o Novo Testamento.

MAS, O QUE É VOCAÇÃO?

OLHANDO O ANTIGO TESTAMENTO
UMA ESCOLHA - UM CHAMADO - UMA MISSÃO - UMA RESPOSTA - UM TALENTO

O Espírito Santo sopra onde quer. A cada ser humano confia uma missão sobre a terra. O que a cumpre será glorificado. A cada um de nós se nos impõe uma tarefa fundamental: descobrir o projeto de Deus a meu respeito e aceitar a vocação que Deus me dá e depois segui-la com fidelidade até o fim.
O primeiro realizador de uma vocação foi Cristo. Sempre dedicado em descobrir a vontade do Pai e esforçando em realizá-la com perfeição.
Mas, vamos observar um pouco o Antigo Testamento.
Nele vamos perceber que todos os grandes patriarcas e profetas realizaram grandes obras porque aceitaram sua vocação e missão pessoal.

- ILUMINADOS PELA PALAVRA DE DEUS (1 Sam 3, 1ss):
"O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos do sacerdote Eli. Ora, aconteceu certo dia, que Eli estava deitado e a lâmpada do Senhor ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel o qual respondeu prontamente: "Eis-me aqui". Samuel correu para junto de Eli, acordou-o e disse: "Eis-me aqui, chamaste-me?" "Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te"... . Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel... . Compreendeu, então, Eli que era o Senhor quem chamava o menino. "Vai, disse Eli a Samuel, torna a deitar-te e se ouvires que te chama de novo responde: Falai, Senhor, vosso servo escuta". Voltou Samuel, deitou-se e dormiu profundamente. Veio o Senhor, colocou-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: "Samuel, Samuel". "Falai Senhor, disse Samuel, vosso servo escuta".

1. Definição de "vocação" a partir da Bíblia:

Na Sagrada Escritura, é a vocação enquanto eleição (escolha) para o povo de Deus, feita a homens e mulheres a fim de que forme e conduza o povo.

As cenas de vocações são das páginas mais impressionantes da Bíblia: a vocação de Moisés na sarsa ardente – Ex 3; a vocação de Isaias no templo – Is 6; o diálogo entre Deus e o jovem Jeremias – Jer 1, colocam a presença de Deus em sua majestade e em seu mistério e ao ser humano, em toda a sua verdade, em seu medo, em sua generosidade, em seu poder de resistência e de acolhida.
A fim de que estes relatos ocupem tal lugar na Bíblia é necessário que a vocação seja um momento de importância na revelação de Deus e na salvação do ser humano.

2. Elementos da vocação na Bíblia:

Devemos examiná-lo dentro do contexto geral da Salvação que percorre todas as páginas da Bíblia.
Quais são os pontos em que se afirma a vocação na Bíblia? Sem reduzir a um esquema a atuação de Deus, este nos parece ser o perfil descritivo da vocação, conforme a Bíblia:

a) Deus escolhe: Deus quer salvar, oferecer a vida nova a todos e, por isso, escolhe pessoas de sua predileção, chama e envia para serem instrumentos em suas mão;
b) Deus chama uma pessoa ou um grupo: livre de responder ao chamado podemos acolher ou recusar ao apelo ou a proposta de Deus;
c) Deus dá uma missão, uma tarefa especial: a realização da missão não depende tanto das qualidades do enviado ou de suas boas disposições. Deus enriquece o seu enviado de força e graça;
d) Concede carismas (dons especiais, talentos, capacidades) necessários para o cumprimento da missão;
e) Deus acompanha durante a missão com fidelidade, constância e especial amor.

No fim de cada vocação, há uma vontade divina a cumprir o que vale a dizer: uma missão a realizar. Estes elementos da missão se manifestam:

a) No envio - se Deus chama, é para enviar: Deus repete aos eleitos a mesma ordem "vai" (Gn 12,1; Ex 3,10.16; Am 7,15; Is 6,9; Jer 1,7; Ez 3,1.4);
b) Na tarefa a desempenhar dentro da História da Salvação: a vocação é para realizar uma tarefa toda especial na construção do Reino de Deus.
c) Na função em ordem à edificação do povo de Deus: toda vocação é dirigida para edificação e realização dos planos de Deus na vida da comunidade;
d) Na resposta total do (a) escolhido (a): a escolha de Deus para uma missão especial e particular não tira a liberdade humana. É uma escolha livre e aceita pelo escolhido, pela escolhida. A resposta leva consigo a uma mudança de vida de tal forma que o (a) escolhido (a) realmente se entrega totalmente ao cumprimento de sua missão.

Tome nas mãos os textos bíblicos, referentes ao Antigo Testamento, que seguem busque aprofundar este tema da Vocação como resposta aos apelos de Deus.
- Vocação de Abraão (Gn 12, 1-3);
- Vocação de Moisés (Ex 3, 4-10);
- Vocação de Isaias (Is 6, 1-10);
- Vocação de Jeremias (Jer 1, 1-10).

Pe. Emerson Correr, CSS
Promoção Vocacional
Estigmatinos


Veja outras matérias de Pe. Emerson Correr CSS...
30/10/2005 - Vocação - APROFUNDANDO - PARTE I
20/09/2005 - Vocação -
CONFUSÃO ENTRE VOCAÇÃO E PROFISSÃO*
29/06/2005 - Vocação -
VOCAÇÕES? DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
08/06/2005 - Vocação -
PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?
18/05/2005 - Vocação -
"MARIA, ÉS FELIZ PORQUE ACREDITASTES!"
25/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (3ª. PARTE)
12/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (2ª. PARTE)
27/03/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (1ª. PARTE)
15/03/2005 - Vocação -
"OS BARULHOS SÃO MAIS ATRAENTES"
04/03/2005 - Vocação -
MAS, AINDA HÁ VOCAÇÕES?
23/02/2005 - Vocação -
O Padre que nós precisamos pode estar em sua casa!

 Voltar