Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.

Pe. Emerson Correr CSS
vocacional@estigmatinos.com.br
15/03/2005 - Tema: Vocação

"OS BARULHOS SÃO MAIS ATRAENTES"

Quero, com vocês, refletir sobre um artigo muito interessante que li em uma revista e que traz o seguinte tema: "vocação: graça ou risco de ser chamado por Deus". Este artigo foi escrito por Renold J. Blank, Doutor em Teologia e Filosofia e é Professor titular da Pontifícia Faculdade de Teologia de São Paulo, que lhes apresento resumidamente.
Vejam que riqueza de reflexão!
"Deus continua chamando. O motivo de seu chamado é o amor; e o caminho de seu agir são os caminhos tortuosos dos corações humano.
Esses corações que têm tantos outros deuses aos quais poderiam se apegar. Deuses do poder, do prestígio e da influência social. Deuses dos exércitos e do culto à beleza, ao dinheiro e ao praz. Deuses falsos. Que tantas vezes também se apresentam com todas as insígnias religiosas. Todos esses deuses e muitos outros ainda os chamam e as suas vozes, em geral, soam muito mais forte que a modesta do Deus do deserto, cuja proposta de amor está sendo sufocada diante das ofertas cintilantes da indústria de propaganda. As vocações dessa indústria aparecem em letras grandes, e sua voz promete satisfazer tudo aquilo que o coração deseja. Perante tais ofertas, a voz humilde do Deus bíblico perde-se sem ser ouvida; e as suas promessas parecem ridículas diante das atrações de um "show-business" industrializado, em cujo repertório se encontram também atrações religiosas e ofertas para garantir todo tipo de conforto espiritual.
Situação trágica para Deus, que ainda recorre aos caminhos discretos e aparentemente pouco eficientes de um contato pessoal em nível de amor (pensemos assim). Há pessoas que nem mais ouvem a voz dele, e tantas outras que a ouvem, mas depois preferem seguir ofertas mais atraentes.
Independente disso, porém, esse Deus tão humano não pára de estabelecer contatos, formular propostas e apresentar projetos. Ele chama as pessoas pelo nome, apresentando-lhes possíveis caminhos e opções fundamentais de vida.
Na perspectivas de hoje, porém, descobre-se cada vez mais que não há ninguém que não seja amado, chamado por Deus para uma tarefa específica, um carisma especial, um dever pessoal. Ele chama a todos; e o grande desafio humano, diante de tal fato, é reconhecer isso e começar a ouvir o que essa voz quer, porque a vocação é diferente de cada um.Deus não uniformiza o seu chamado, mas dirige-se a cada um de maneira bem pessoal e totalmente personalizada.
À medida que essa consciência de novo se espalhar entre aqueles que ainda acreditam no agir de Deus, talvez começarão de novo a ouvir e tentar descobrir a voz que chama".
Costuma-se dizer que há um reavivamento religioso e que Deus volta a ser invocado. Porém a quem afirma que este reavivamento é a "morte da religião". As pessoas não se colocam a serviço do Deus Vivo, mas querem colocá-lo a seu serviço. No mercado religioso busca-se o que mais convém e o que traz mais vantagens imediata e individualmente. Deus seria a projeção das necessidades humanas. Eis o que podemos dizer a respeito do que lemos acima. E as conseqüências também já podemos visualizar a partir desta leitura.
Diante dessas inúmeras "ofertas atraentes" ao descobrirmos a voz de Deus que chama. Seguirmos caminhos diferentes não agradáveis ao sistema. Mas é exatamente para assumir riscos que Deus nos chama.

Pe. Emerson Correr, CSS
vocacional@estigmatinos.com.br

Veja outras matérias de Pe. Emerson Correr CSS...
30/10/2005 - Vocação - APROFUNDANDO - PARTE I
20/09/2005 - Vocação -
CONFUSÃO ENTRE VOCAÇÃO E PROFISSÃO*
29/06/2005 - Vocação -
VOCAÇÕES? DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
08/06/2005 - Vocação -
PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?
18/05/2005 - Vocação -
"MARIA, ÉS FELIZ PORQUE ACREDITASTES!"
25/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (3ª. PARTE)
12/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (2ª. PARTE)
27/03/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (1ª. PARTE)
15/03/2005 - Vocação -
"OS BARULHOS SÃO MAIS ATRAENTES"
04/03/2005 - Vocação -
MAS, AINDA HÁ VOCAÇÕES?
23/02/2005 - Vocação -
O Padre que nós precisamos pode estar em sua casa!