Bom Dia! Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018.
 Home

   


Pe. Emerson Correr CSS
vocacional@estigmatinos.com.br
23/02/2005 - Tema: Vocação

Visualizações desta matéria: 164
Comente ou veja os comentários desta matéria (0)


O Padre que nós precisamos pode estar em sua casa!

Refletindo sobre a realidade da vocação, e tendo em mãos um texto bastante antigo, me deparei com a frase na capa: "o padre que nós precisamos pode estar em sua casa". Havia também uma imagem interessante. Um jovem segurando uma porta entre aberta olhando para fora de sua casa. E a porta estava presa por uma corrente.

Teria eu talvez condições de lhes mandar a imagem para que vocês pudessem visualizar melhor a cena, mas quero provocá-los para que tirem suas próprias conclusões visualizando em suas mentes esta imagem. Visualizem o jovem olhando para fora (o que busca? O que olha?) E a porta, um pouco aberta, porém trancafiada por uma corrente? (que realidade ela nos apresenta?).

Concluo apenas uma coisa. De famílias que aprenderam amar e servir, podem sair filhos capazes de amor e de serviço como padres.

Reporto-me aqui ao Evangelho de Lucas 2, 41-52:

"Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém para a festa da páscoa. Quando o menino completou doze anos, subiram para a festa como de costume".

Tomo a liberdade para fazer uma atualização. Os pais de Jesus todos os anos peregrinaram a Jerusalém; levam o menino consigo; vão a casa de Deus confiantes e levam o menino para a casa de Deus. Toda a família de Jesus vai ao encontro de Deus. Repito: toda família. É preciso ir juntos participar da fé, é preciso dar exemplos e testemunho dos valores da vida para que os filhos, vendo seus pais, assim com eles aprendam.

Sei que talvez esteja pensando: "que utópico", "num mundo tão complicado como o nosso fazer com que nossos filhos sintam o gosto pelas coisas de Deus". Pode até ser verdade que nossas crianças, adolescentes e jovens, hoje, são mais difíceis de aceitar os valores da fé, mas quero afirmar uma coisa. Não é totalmente verdade.

Li num artigo de revista, que no momento não me vem o nome, que diz ter feito uma pesquisa entre os jovens sobre esses valores de fé, e que, muitos aderiram a estes valores, só faltava uma pequena motivação. Esses dados são intrigantes, quando se leva em conta que se trata de uma geração rodeada por contra valores próprios da pós-modernidade, como o consumismo, a fama, o egoísmo, a momentaneidade, etc. Felizmente o resgate do sentimento religioso é característica marcante destes jovens.

Ocorre que a linguagem que utilizamos para traduzi e apresentar essa mensagem muitas vezes lhes esvazia o valor e o significado. Cobrimos, tais valores, de racionalidade que impede o jovem de experiência-los profundamente. Isso sem contar a falta de nosso testemunho.

Em outras palavras, demonstrar alegria e gosto em fazer parte de uma comunidade, em ir ao encontro de Deus para saciar do Pão da Palavra e do Pão da Eucaristia, em saber que, pela fé e pela participação na vida da comunidade há sim uma realização, um bem estar...

Vem então o grande questionamento: o padre que nós precisamos, o consagrado e a consagrada que nós precisamos não poderia estar aí, na sua casa?

"Não vos conformeis ao mundo presente, mas sede transformados pela renovação da vossa inteligência, para discernir que é a vontade de Deus" (Rm 12, 2).

Pe. Emerson Correr CSS
Promotor Vocacional
Estigmatinos


Veja outras matérias de Pe. Emerson Correr CSS...
30/10/2005 - Vocação - APROFUNDANDO - PARTE I
20/09/2005 - Vocação -
CONFUSÃO ENTRE VOCAÇÃO E PROFISSÃO*
29/06/2005 - Vocação -
VOCAÇÕES? DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
08/06/2005 - Vocação -
PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?
18/05/2005 - Vocação -
"MARIA, ÉS FELIZ PORQUE ACREDITASTES!"
25/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (3ª. PARTE)
12/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (2ª. PARTE)
27/03/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (1ª. PARTE)
15/03/2005 - Vocação -
"OS BARULHOS SÃO MAIS ATRAENTES"
04/03/2005 - Vocação -
MAS, AINDA HÁ VOCAÇÕES?
23/02/2005 - Vocação -
O Padre que nós precisamos pode estar em sua casa!

 Voltar