Boa Tarde! Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018.

Pe. Emerson Correr CSS
vocacional@estigmatinos.com.br
30/10/2005 - Tema: Vocação

APROFUNDANDO - PARTE I

1. COMO DEUS CHAMA?

Deus não chama diretamente. Ele usa meios ou mediações para chamar. As mediações que ele usa são geralmente acontecimentos ou pessoas.
ACONTECIMENTOS: Deus nos fala através da história. Precisamos estar atentos, de "antena ligada", para ouvir sua voz nos acontecimentos. Por exemplo, quando percebo que determinados irmãos meus estão sofrendo porque têm uma necessidade e ninguém se dispõe a servi-los, esta percepção minha pode ser um chamado de Deus para eu me colocar a serviço deles.
PESSOAS: Deus muitas vezes se serve de pessoas para nos chamar. Exemplos bíblicos: Jesus chamou os apóstolos (Lc 5,27-28); os apóstolos fizeram um sorteio e chamaram Matias (At 1,21-26); Felipe chamou Natanael (Jo 1,43-51); Ananias chamou Paulo (At 9,17-19). Faça uma pesquisa e você verá que muitas pessoas que trabalham na Igreja foram convidadas por outras.

VOCAÇÃO = CHAMADO de Deus
                         RESPOSTA DO HOMEM ao convite de Deus.

2. A QUEM DEUS CHAMA?

Deus chama a todos. Não chama só os melhores, nem os mais santos, nem os mais capacitados. Ele é inteiramente livre ao chamado, não se prendendo a nenhum esquema ou mérito de ninguém. Portanto, ninguém deve gloriar-se, pensar que é melhor que os outros porque recebeu esta ou aquela vocação. A vocação sempre evidencia a incapacidade radical da pessoa para cumprir aquela missão que recebeu. Mas o mesmo Deus que chama capacita a pessoa.
O homem é livre diante do chamado de Deus. Deus propõe, não impõe. De fato, infelizmente, muitos responderam "não" ao chamado de Deus no decurso da História (Mt 19,16-22). Mas não compensa seguir outro caminho, pois Deus, ao nos criar, já nos fez em vista da missão que no futuro iria nos confiar (Ef 1,3-6). Quando a pessoa corresponde ao chamado de Deus, sente-se "no seu lugar".

3. PARA QUÊ DEUS CHAMA?

O principal na vocação não é a pessoa chamada, mas a missão ou o serviço que Deus lhe quer confiar, que sempre é em benefício dos outros e não da própria pessoa. Vocação não é para proveito pessoal (levar vantagem), mas do povo. Egoísta não entra nessa! Vocação é desdobramento do amor. É amar com as mãos. De fato, sua vocação está onde você melhor serve a humanidade. Não tanto onde você "se realiza" melhor. Pois você se realiza (é feliz) onde serve melhor.

VOCAÇÃO HUMANA: todo ser humano é chamado a desenvolver-se como pessoa em todas as suas dimensões:

DEUS - EU MESMO - O OUTRO - O MUNDO

3.1. O HOMEM EM RELAÇÃO AO MUNDO:

O homem é chamado a ser senhor do mundo, transformando-o pela sua inteligência. A ciência e o progresso técnico constituem hoje uma forma feliz com que o homem responde a este chamado de Deus. Deus criou o mundo, mas deixou inacabado, dando ao homem a missão d continuar sua obra criadora.
Não é destruindo a natureza, mas protegendo-a e cuidando dela que o homem se realiza e encontra a felicidade.

3.2. O HOMEM EM RELAÇÃO A SI MESMO:

Cada homem é chamado a desenvolver-se e construir-se como pessoa, pois, como o universo, também ele é inacabado. Ele deve conhecer-se e aceitar-se, cuidar da própria saúde, dominar os próprios instintos e paixões e adquirir senso crítico, não ir na onda do outros. Deve crescer na verdade, na sinceridade, na lealdade, na honestidade e na responsabilidade.

3.3. O HOMEM EM RELAÇÃO AOS OUTROS:

O homem é chamado a ser irmão do outro, a amá-lo e a respeitar seus direitos, ajudando-o a ser mais. Nossa sociedade capitalista, que só vê o lucro e a exploração do outro, contradiz radicalmente esta vocação do homem . Os homens são todos iguais como pessoas e têm a mesma dignidade. Ninguém deve oprimir nem aceitar ser oprimido.

"Meus irmãos, a vossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis um pecado e incorreis na condenação da lei como transgressores"(Tg 2,1.9).

3.4. O HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS:

O homem é chamado a ser filho de Deus, a viver em amizade com Deus, relacionando-se com Ele pela oração e seguindo a sua vontade. Ninguém consegue ser plenamente feliz sem a amizade com Deus.
As quatro dimensões estão intimamente ligadas: Se o homem recusa ser filho de Deus, acaba tornando-se opressor do irmão, escravo do mundo e de si mesmo. Na medida em que o homem vive em bom relacionamento com Deus ele vai realizando o Reino de Deus entre os homens.

"O coração humano permanecerá sempre inquieto, enquanto não se repousar em Deus"(Santo Agostinho).

Veja outras matérias de Pe. Emerson Correr CSS...
30/10/2005 - Vocação - APROFUNDANDO - PARTE I
20/09/2005 - Vocação -
CONFUSÃO ENTRE VOCAÇÃO E PROFISSÃO*
29/06/2005 - Vocação -
VOCAÇÕES? DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
08/06/2005 - Vocação -
PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?
18/05/2005 - Vocação -
"MARIA, ÉS FELIZ PORQUE ACREDITASTES!"
25/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (3ª. PARTE)
12/04/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (2ª. PARTE)
27/03/2005 - Vocação -
BÍBLIA E VOCAÇÃO (1ª. PARTE)
15/03/2005 - Vocação -
"OS BARULHOS SÃO MAIS ATRAENTES"
04/03/2005 - Vocação -
MAS, AINDA HÁ VOCAÇÕES?
23/02/2005 - Vocação -
O Padre que nós precisamos pode estar em sua casa!