Bom Dia! Terça-feira, 24 de Abril de 2018.

Alzira Costa Viana Martins
alzira@paroquiastacruz.com.br
11/07/2005 - Tema: Liturgia

AS CORES DO ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico é diferente do ano civil. Tem seu inicio no Advento, e termina com a festa de Cristo Rei, sempre no mês de novembro do ano civil.
Durante o transcorrer do ano se completa todo o "mistério redentor" de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim como na vida um dia não é igual ao outro, na celebração dos mistérios do Senhor também não pode haver uma rotina. Cada tempo representa algo na vida do cristão e da Igreja e em cada um desses tempos usa-se uma cor determinada.
Temos quatro cores básicas para representar o Ano Litúrgico: roxo, branco, vermelho e verde.
No advento a cor roxa é quase violeta, pois este é um tempo de alegre expectativa pela vinda do Senhor.
Na quaresma usa-se a cor roxa que simboliza a penitência.
No tempo do natal, páscoa e festas de santos, usa-se a cor branca que simboliza a vitória, paz, alma pura, alegria. Também nas festas da Virgem Maria, dos santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, são João Batista, são João Evangelista, Cátedra de são Pedro e conversão de são Paulo.
A cor vermelha simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usado no domingo da Paixão (domingo de Ramos), na sexta-feira santa, no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor e nas festas dos santos mártires.
No tempo comum a cor verde, a cor da esperança. O tempo comum se compõe de 33 ou 34 semanas, que intercala as grandes festas.
Temos também o preto, que simboliza o luto. Pode ser usado nas missas pelos fiéis defuntos. Nessas missas pode-se usar roxo como luto, porém o branco também é usado para dar ênfase não à dor, mas à ressurreição.
No III domingo do Advento e no IV domingo da Quaresma pode-se usar cor Rosa que simboliza a alegria, numa antecipação da festa do nascimento e da ressurreição de Jesus.

Veja outras matérias de Alzira Costa Viana Martins...
29/05/2006 - Liturgia - FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR
17/02/2006 - Liturgia -
QUARESMA- TEMPO DE CONVERSÃO