Bom Dia! Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018.

Alzira Costa Viana Martins
alzira@paroquiastacruz.com.br
02/04/2005 - Tema: Liturgia

TEMPO PASCAL

O Tempo Pascal compreende os cinqüenta dias que vão do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes. São celebrados no júbilo e na alegria, como um único dia de festa, ou seja “o grande domingo”. Neste período, de uma forma especial, se canta o Aleluia.
Estes domingos são considerados como domingos de Páscoa e são chamados de II, III, IV, V, VI e VII domingos da Páscoa. Este tempo sagrado conclui-se com o domingo de Pentecostes. No sétimo domingo celebra-se a Ascensão do Senhor.
Durante todo o tempo pascal são lidos os Atos dos Apóstolos e o evangelho de João, por ser este evangelista que com mais profundidade descreve o mistério de Cristo. Estes textos combinam bem com o sentido de fé jubilosa e de firme esperança, que é muito próprio do tempo pascal.
A abundância e a riqueza dos textos possibilitam uma profunda e variada catequese sobre as realidades salvíficas fundamentais.
Nos cinqüenta dias depois da ressurreição, Jesus educa os apóstolos com várias aparições, para que compreendam os novos sinais da sua ação no mundo; os apóstolos experimentam novas práticas no exercício da fé e são sempre tentados à incredulidade, até o dia em que serão investidos com a força do Espírito. Então, testemunharão diante do mundo a fidelidade ao evangelho, inclusive com o próprio sangue.
Para nós também deve ser um tempo de aprofundamento da fé e dos sinais da fé.
O tempo pascal é, portanto diferente dos outros tempos litúrgicos, é como um dia celeste, um dia de eternidade, inserido no tempo terrestre; e durante este dia celeste, a Igreja faz a experiência, nos limites do possível, da vida eterna, da vida glorificada, na qual já penetrou o homem chamado Jesus, conservando a porta escancarada para nossa entrada.

Veja outras matérias de Alzira Costa Viana Martins...
29/05/2006 - Liturgia - FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR
17/02/2006 - Liturgia -
QUARESMA- TEMPO DE CONVERSÃO